19 de abril de 2011

NOSSA SOCIEDADE: CONQUISTAS E FALHAS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO

O texto abaixo foi publicado no blog Projeto Conhecer Para Mudar (CPM), de Carlos Bayma.

Atualmente nos deparamos com professores despreparados, mal remunerados, alunos e pais insatisfeitos e um ensino precário. É incompreensível que a educação não seja a prioridade de um país.

É certo que a escola de poucos ontem era e é historicamente diferente da escola de “todos” hoje. No entanto, lamentavelmente, não temos um ensino de qualidade nas escolas públicas. A inércia governamental no setor de investimentos educacionais foi incapaz, até hoje, de criar condições básicas de melhoria no ensino público. Quando digo “todos” me refiro à inclusão de alunos de todas as classes sociais. No que se refere aos alunos com deficiência, a verdadeira inclusão está caminhando a passos lentos, longe de se tornar uma realidade.

O preconceito aliado à discriminação da sociedade, o despreparo das escolas para lidar com a deficiência, a omissão e o descaso dos governos, contribuem significativamente para a exclusão desses alunos nas escolas. Afinal que democracia é essa tão propagandeada pelos governos anteriores e atuais, quando em seus discursos dizem que a escola é para todos?

É claro que hoje em dia é notória a visibilidade que a mídia tem dado para a questão da deficiência. Entretanto, a meu ver, essa visibilidade ainda está enfocada na pessoa com deficiência numa posição de vítima e com destaque na dependência. E isto, consequentemente, reforça ainda mais a discriminação. O papel da mídia, quando veiculado de forma correta, tem sido fundamental na promoção de atitudes positivas no sentido de incluir as pessoas com deficiência na sociedade. Contudo, no que diz respeito ao trabalho de sensibilização e conscientização, este vem sendo realizado bravamente e continuamente, há trinta anos, por instituições e grupos que se preocupam com a qualidade de vida desse segmento.

É uma luta diária, árdua e mobilizadora em busca de uma sociedade plural, que respeite e valorize as diferenças e onde todos possam ter direito a oportunidades iguais. As dificuldades são imensas, mas o sonho de mudar esta realidade supera qualquer barreira e obstáculo.
 
;