9 de abril de 2011

TIROS REAIS EM REALENGO - A VIOLÊNCIA É UMA PÉSSIMA PEDAGOGIA

Caro leitor,
O Dr. Jorge Márcio P. de Andrade*, do Blog InfoAtivo DefNet, escreveu o artigo “Tiros reais em Realengo – a violência é uma péssima pedagoga”. Um texto profundamente reflexivo, que diz respeito a tragédia e violência na escola em Realengo. Veja, abaixo, uma breve introdução.

“Escrevo este texto em luto. Eu sei o que é a sensação, os sentimentos e as ”dores” que a perda de um filho aos 13 anos de idade causam. Não irei fazer ilações ou especulações científicas ou psiquiátricas sobre o jovem franco atirador. Estamos diante da reedição do Tiros em Columbine na Escola de Wellington em Realengo. Espero, desejo e estimulo que se procure uma atenção especial aos que ficaram: os sobreviventes. Estes que, vivendo após um tsunami sangrento na escola, sentem añgústia e desamparo, buscando como enfrentar esse momento de perdas dos meninos e meninas. Estimulo e desejo que busquemos atitudes bio-éticas, para nos revoltarmos com a naturalização das sementes humanas e sociais do que chamamos de violência.

Eu conheci de perto a região onde esta escola está situada no Rio de Janeiro. Trabalhei alguns anos em um bairro próximo: Bangu. Aprendi e cresci muito com as vivências e experiências sócioculturais junto aos que eram chamados de ”suburbanos”.

Acesse o blog InfoAtivo DeNet e continue lendo esse texto.

*Formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, exercendo atividades no campo da Saúde Mental, em Psicanálise e Psicoterapia, tendo como parte de formação a Análise Institucional.
 
;